← Back to portfolio

O poder da Comunicação nas relações humanas

Published on
A comunicação entre nós humanos sempre foi essencial, e sempre se deu pelo contato direto. Porém, no último ano por causa da pandemia do novo Corona vírus tivemos que nos reinventar, e fomos obrigados a aprender maneiras diferentes de nos comunicar. Com o isolamento social, os encontros profissionais ou pessoais tiveram que ser adiados.

A arte de comunicar é complexa, e requer muito de todos nós. Se não soubermos usá-la podemos nos complicar. A cultura do cancelamento se origina na maioria das vezes pela dificuldade que temos em nos comunicar, de nos expressar de maneira clara.

E no meio desse turbilhão de informações e mudanças a maneira de se comunicar tradicionalmente conhecida por muitos também teve que sofrer algumas alterações. Conversas pessoais, profissionais, ou seja, tudo passou a ser a distância.

A necessidade nos comunicar fez com que buscássemos alternativas. Essas mudanças tiveram um impacto direto no mercado tecnológico que foram um dos poucos setores que se deram bem desde o início da pandemia. Isso fica evidente no aumento expressivo de downloads de aplicativos de troca de mensagens ou de vídeo conferência.

A internet e as mídias foram essenciais para que esse processo fosse bem sucedido, e no panorama geral acabaram potencializando a comunicação entre diversas camadas da sociedade tornando-se uma ponte que nos liga ao outro.

Claro que essa facilidade não impede que nossas relações sejam menos superficiais. Adultos e jovens se viram na mesma situação tiveram que aprender outras formas de se comunicar.

Pessoas que não tinham o costume de usar tais ferramentas tiveram algumas dificuldades iniciais, mas que ao passar dos meses foram se desfazendo e indo ao encontro com a facilidade e comodidade que essas ferramentas nos proporcionam.

Comunicação é a palavra chave para qualquer relação, e se faz ainda mais necessária nos dias atuais. Ainda que tenhamos perdido no espaço físico, o ambiente virtual nos mostrou que é possível inovar apesar das dificuldades.